Wander Roberto/Vipcomm
Comentários desativados em Enduro da Independência reúne história, aventura e habilidade

Enduro da Independência reúne história, aventura e habilidade

São Paulo (SP) – A 34ª edição do Enduro da Independência, uma das provas mais tradicionais do motociclismo brasileiro, novamente une emoção, aventura e história. Serão aproximadamente 600 quilômetros de trilhas, nas quais os pilotos terão de mostrar muita habilidade para vencer os obstáculos naturais. A largada, em 4 de setembro, e o encerramento (dia 7), serão em Curvelo (MG), no Autódromo dos Cristais.

Competidores de todo o país participam da competição, que foi realizada pela primeira em 1983, para recriar a última viagem de Dom Pedro II do Rio de Janeiro a Vila Rica, que viria a se tornar a cidade de Ouro Preto. Um dos destaques será Janaína Souza, da Motofield, equipe satélite da Honda, atual bicampeã (2014 e 2015), que busca o terceiro título seguido.

“Estou bastante ansiosa, pois esta promete ser uma prova bastante puxada, com trilhas fechadas e grau de dificuldade elevado. Será a competição mais importante do ano para mim, mas estou confiante”, afirma a piloto paulista. Janaína lidera a Copa EFX Brasil e nesta temporada já conquistou, pelo quarto ano consecutivo, o título da CACC (Copa Adrenatrilha de Cross Country).

Ronald Santi, também integrante da Motofield, vai disputar o Enduro da Independência. Ele participará da disputa de duplas ao lado do pai, também Ronald. “Será a primeira vez que iremos participar juntos de uma prova. Tenho certeza que serão grandes momentos”, diz o piloto mineiro.

Michel Cechet, integrante do Zanol Team, também satélite da Honda, também disputará o Enduro da Independência. Cechet é gaúcho de Erechim, e mora em Amparo, no interior de São Paulo.

Os primeiros a largar serão os integrantes da categoria Máster. Depois partem  pela ordem, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Júnior, Dupla Graduados, Over 55, Over 60, Feminina, Novatos e Dupla Estreante.

34º Enduro da Independência
Programação
04/09 – primeiro dia
Competidores saem de Curvelo, passam pelo vilarejo de Saco Novo, com neutralizado em Cordisburgo, terra natal de Guimarães Rosa. Um roteiro à moda antiga, com percurso de 190 quilômetros, que vai exigir precisão na navegação e médias horárias mais puxadas e terreno com muito cascalho pela frente. Antes de retornar para Curvelo, a prova também passa na cidade de Paraopeba.

05/09 – segundo dia
Para poupar os pilotos do deslocamento por estradão, a largada vai ser na cidade vizinha de Monjolos. Logo depois, uma seleção de trilhas, já no relevo da Serra do Espinhaço, que também faz parte do prolongamento da Estrada Real de Ouro Preto à Diamantina. Serão 145 quilômetros de percurso em um misto de cascalho e muitas pedras, com altitudes mais elevadas. O destaque fica por conta de um trecho de 30 quilômetros de trilhas ininterruptas e ainda virgens, para testar a técnica e resistência e esquentar o braço dos pilotos. Para que o público possa acompanhar de perto o desempenho dos competidores, trilhas dentro da cidade, também fazem parte do roteiro, que igualmente termina em Monjolos.

06/09- terceiro dia
Metade da prova já foi concluída. Pilotos seguem para a cidade de Presidente Juscelino, também conhecida como Paraúna. Serão 110 quilômetros de muitas trilhas com grau de dificuldade técnico e elevado. Vai ser um dia decisivo, ainda mais com o clima quente e seco da região e também com alguns balaios no roteiro de pedras e cascalho.

07/09 – quarto dia
O último dia vai contar com 115 quilômetros de percurso no entorno da cidade de Curvelo. Vai ser um dia mais tranquilo, com previsão de poucos pontos perdidos para que os pilotos possam voltar e subir a rampa de chegada onde receberão a medalha de participação. Nem por isso, as trilhas e a navegação foram esquecidas.

VIPCOMM
Assessoria de imprensa da Honda Racing Brasil
Jornalistas responsáveis: Ricardo Ribeiro/ Nilton Valentim/ Nathalia Torquato
PABX: (11) 3893-1010 / (11) 98201-4100
Sala de imprensa virtual: http://www.vipcommnews.com/category/hondaracing/
Site oficial Honda Racing: http://www.honda.com.br/hondaracingbrasil
Facebook oficial: http://www.facebook.com/hondaracingbrasil